O que é informação?

Falamos tanto sobre tecnologias de informação e comunicação, sociedade da informação, TIC, pedagogia de transmissão, mas onde está o debate sobre informação? (não se trata de uma pergunta retórica: se alguém tiver o que indicar em português, agradeço!)

Essa questão me ocorreu há algumas semanas atrás, quando recebi a chamada para o evento The Difference that Makes a Difference 2013, um encontro promovido por colegas do Grupo de Pesquisas sobre Sociedade e Informação (SIRG).

A expressão “a diferença que faz diferença” como uma forma de se pensar sobre informação foi cunhada por Gregory Bateson em seu livro Mente e Natureza (em uma busca rápida por um link interessante para integrar no post, encontrei uma apresentação em português sobre esse livro aqui – é um singelo PowerPoint, mas é bem detalhado). Não é a única forma de se tentar definir o termo, até porque há uma relação profunda entre diferentes conceituações de informaçãomodelos de comunicação, de modo que discussões precisam ser, necessariamente, multi- ou inter- disciplinares.

Me parece interessante resgatar a questão acima – não vejo como podemos ter uma crítica de substância à dita pedagogia de transmissão sem isso.

1 comentário

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s