REA na América Latina – Projeto OportUnidad

Foi publicada a Agenda Regional de Práticas Educacionais Abertas do Projeto OportUnidad, uma iniciativa envolvendo 47 instituições de ensino superior na Europa e América Latina. O projeto, financiado pelo Programa EuropeAidALFA III da Comissão Europeia, visa promover e apoiar o desenvolvimento de projetos institucionais na área de Recursos Educacionais Abertos (REA) e Práticas Educacionais Abertas (PEA) em países da América Latina, tendo como polo gestor no Brasil a Universidade Federal Fluminense, UFF.

Universidade Estácio de Sá é uma das instituições participantes como Fellow Institutions, com o apoio da parceria intrainstitucional entre a Linha TICPE e a Fábrica de Conhecimento, o braço de tecnologia e didática online da Diretoria de Ensino da Estácio, responsável pela criação e produção de recursos educacionais para a EaD em nível nacional. A iniciativa também conta com a colaboração da Linha PPG.

O primeiro ano do projeto foi dedicado à construção das bases sobre as quais os Fellows irão desenvolver, colaborativamente e com o apoio das instituições-membro em 2013, seus respectivos Roadmaps para a inserção de REA e PEA em suas atividades. As ações centrais de 2012 englobaram: (a) construção de um plataforma trilíngue na Web para a divulgação do projeto, compartilhamento de recursos e discussão assíncrona; (b) realização de eventos presenciais para as instituições-membro; (c) discussões em fóruns online incluindo representantes das Fellow Institutions, nas quais participaram a Profa. Giselle Ferreira e sua doutoranda MSc. Rejane Cunha Freitas, Coordenadora de Informática no Centro Universitário Estácio do Ceará, em Fortaleza.

Adicionalmente, em 2012 foi desenvolvida e lançada, em inglês, português e espanhol, a publicação-base do projeto, o livro Open Educational Resources Compendium, que contou com uma contribuição da Profa. Giselle na seção introdutória. A meta central do segundo ano é o desenvolvimento dos Roadmaps institucionais.

Clique aqui para acessar o Compendium.

Clique aqui para acessar o site do projeto.

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