Crítica à “aprendizagem ao longo da vida” na cibercultura

Enquanto trabalhava em um texto hoje mais cedo e procurava os detalhes bibliográficos de uma referência armazenada em algum lugar de meu (hiper bagunçado, no momento, admito) computador, reencontrei um artigo que li há uns anos atrás: Sentencing Learners to Life: retrofitting the Academy for the Information Age, de Cliff Falk. Me lembro sempre da crítica de Erica McWilliam aos discursos da “formação continuada de docentes”, feita em seu artigo Against professional development, já devidamente recomendado a alguns de meus orientandos que estão pesquisando em áreas afins, mas havia esquecido do texto de Falk, que McWilliam cita. Falk faz uma crítica de cunho pós-modernista aos discursos acerca da formação profissional continuada. Nas palavras do autor (em mais uma tradução apressada):

O texto argumenta que a aprendizagem ao longo da vida é um aparato ideológico e pedagógico central (um dispositivo discursivo) à promoção de uma visão da experiência humana radicalmente limitada e de uma concepção fragmentada do ser humano. Defende que a delimitação/desaparecimento de subjetividades é o propósito tácito da aprendizagem ao longo da vida. Sugere que os projetos de aprendizagem instrumental do-ventre-ao-túmulo financiados pelo governo, os quais tem cada vez mais contribuído para definir a aprendizagem ao longo da vida, ao invés de acalmar os demônios libertados pela competição global, de fato os excitam ainda mais, tornando seus ditos propósitos de encorajar o empoderamento individual e pessoal e a segurança social cada vez mais pálidos diante de um ermo futuro hi-tech.

É importante esclarecer que o artigo se refere a programas no Canadá, e trata-se, afinal, de um artigo de mais de uma década de idade, mas, no geral, a crítica me parece continuar corrente, pertinente e bem interessante. Acho que vale a pena ler o artigo completo.

Clique aqui para ler o artigo de Falk.

Clique aqui para ler o artigo de McWilliam.

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s