Artigo da TICPE na revista Educação e Sociedade

Está disponível, no último número online da revista Educação e Sociedade, o artigo “Interação e Interatividade: por uma reantropolização da EaD“, de Lílian do Valle (UERJ) e Estrella Bohadana (TICPE). O artigo examina a questão da interatividade:

Da súbita ampliação e intensificação dos usos da tecnologia e da consequente penetração da informática em quase todos os campos de existência humana resultou – entre as profundas mudanças ainda em vias de realização – a introdução de um neologismo que, sintetizando as expectativas e esperanças depositadas na revolução digital, tornou-se um conceito central também na educação online. A interatividade – termo que, nas línguas ocidentais, até hoje resiste à dicionarização – se impôs, assim, como expressão de um ideal comunicativo que ninguém ousaria questionar. É possível, entretanto, que esta subserviente acolhida tenha um preço, devido à cristalização de uma nomenclatura que nenhum trabalho conceitual consegue penetrar. O propósito deste texto é, assim, menos o de propor novas acepções para o conceito de interatividade do que aquele de dar a ver, pelo exame do campo conceitual em que se inscreve, suas insuficiências teóricas, tanto quanto outras perspectivas a serem exploradas.

Esse número da revista contém um dossier bastante interessante: A cultura digital e a formação de professores: uma questão em debate.

Clique aqui para acessar o sumário desse número da revista.

Clique aqui para acessar o artigo.

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s