Primeiras teses de doutorado da TICPE

A TICPE está celebrando as defesas bem sucedidas dos três primeiros trabalhos de doutorado conduzidos no âmbito da linha: A mediação docente nos cursos de Pedagogia UFJF/UAB e Ciências da Educação UAb – Portugal, de Wilson dos Santos Almeida,  Professores autores na Educação a Distância em tempos de cibercultura, de Eleonora Jorge Ricardo, e O curso de Pedagogia no contexto da cibercultura: desafios e perspectivas para a inclusão digital de seus alunos, de Norma Sueli Martins. 

A tese de Wilson

analisa a ação docente e o modelo pedagógico que fundamenta a mediação docente em dois cursos de formação superior a distância: Licenciatura em Pedagogia na UFJF, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil e Licenciatura em Ciências d Educação na Universidade Aberta (UAb) sediada em Portugal. […] Conclui-se que no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFJF a mediação docente tem características de uma educação emancipatória, pautada pelo diálogo nas suas salas de aula virtuais. Por outro lado, no curso de Ciências da Educação da UAb, fundamentado no “Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta: por uma universidade do futuro”, ainda predomina o ensino tradicional e a autoaprendizagem.

A banca de defesa, presidida pelo Prof. Márcio Lemgruber, orientador de Wilson, foi composta pelas Profas. Lúcia Vilarinho e Giselle Ferreira, do PPGE-UNESA, Profa. Eliane Medeiros Borges, da UFJF e Prof. Gilberto Aparecido Damiano, da UFSJ.

O trabalho de Eleonora aborda a questão da autoria no contexto da capacitação de professores para a EaD, estabelecendo contrapontos entre experiências no Brasil (e-TEC Brasil e CEDERJ), em Portugal (UAb) e na Espanha (UNED). As seguintes conclusões se destacam:

Os programas de formação/capacitação de professores-autores para EaD são frágeis; predomínio da produção de materiais didáticos em mídia impressa em detrimento do uso dos recursos da Web 2.90 para a criação de textos didáticos; e, finalizando, a emergência de investimentos na capacitação de professores-autores para a criação de textos didáticos adaptados às características da EaD em tempos de cibercultura.

A banca de defesa, presidida pela Profa. Lúcia Vilarinho, orientadora de Eleonora, integrou a Profa. Rita de Cássia Pereira Lima e o Prof. Márcio Silveira Lemgruber, do PPGE-UNESA, e os Profs. Bertha Roja Reis do Valle e Paulo Sergio Sgarbi Goulart, da UERJ.

A pesquisa de Norma consistiu em um estudo quantitativo que objetivou explorar os desafios e perspectivas da inclusão digital de alunos de Pedagogia, focalizando 3 universidades públicas localizadas no Rio de Janeiro. Norma destaca os principais achados:

(a) a fragilidade, em todas as três instituições pesquisadas, da transversalidade das tecnologias digitais na prática pedagógica dos docentes responsáveis por disciplinas que não têm essas tecnologias como foco específico; (b) a prevalência, entre os docentes dessas disciplinas, de um conceito de inclusão digital com ênfase em uma perspectiva instrumental que inclui, basicamente, acesso e utilização da tecnologia com competência técnica; (c) a emergência de uma visão de inclusão digital como um continuum, que se corporifica de forma mais completa ao final do curso, envolvendo ainda a perspectiva de incompletude pela r ida obsolescência das tecnologias digitais; (d) o descompasso entre o sugerido nas Diretrizes Curriculares para o licenciando em Pedagogia e o que era de se esperar em termos de formação transversal no âmbito dos conhecimentos tecnológicos básicos para o enfrentamento dos desafios da educação na cibercultura.

Participaram da banca de defesa as Profas. Lúcia Vilarinho (presidente e orientadora), Lina Cardoso Nunes e Wânia Gonzalez, do PPGE-UNESA, a Profa. Guaracira Gouvêa, da UNIRIO, e o Prof. Fernando César Ferreira Gouvêa, da UFFRJ.

Nossos parabéns aos primeiros recém-doutores da TICPE!

[Nota: Agradecimentos à Laurinda Maia, Mestre em Educação pela UNESA, Linha TICPE, pelo “toque” ágil com relação aos detalhes das bancas de defesa dos trabalhos de Eleonora e Norma, invertidas no post original! Agora estão certas!😉 ]

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s