Novo e-book TICPE: Educação e tecnologia: parcerias 2.0

Educação e Tecnologia - Capa e-book 2013

(clique na imagem para visualizar o e-book)

(clique aqui para baixar o e-book)

Dando continuidade à proposta que iniciamos com a publicação de Educação e tecnologia: parcerias em dezembro de 2012, estamos agora disponibilizando nossa nova obra: Educação e tecnologia: parcerias 2.0. O volume reúne 12 capítulos escritos em colaborações que ilustram a riqueza das pesquisas conduzidas em instituições públicas e privadas do país.

Com uma Apresentação escrita pela Profa. Dra. Apparecida Mamede, Coordenadora do Diretório Jovens em Rede, da PUC-Rio, bem como pareceres de um Conselho Científico internacional, a obra traz, também, uma novidade que complementa o belo trabalho de editoração e projeto gráfico feito pelo Prof. Alexandre Rosado: uma exposição de obras do artista multimídia João Lin, À sombra leve dos anjos. João é artista gráfico premiado, e atua como coordenador assistente do projeto social Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia – Recife.

Ficam aqui nossos agradecimentos a todos os autores, pareceristas e, em especial, à Apparecida e ao João. A publicação desse volume marca o primeiro ano de existência de nosso blog, mas comemora, também, outros acontecimentos (aguardem os próximos posts!). De nossa Apresentação, mais alguns detalhes:

Um passo, dois passos…

Se na primeira edição do e-book Educação e Tecnologia: Parcerias falávamos da comemoração dos 10 anos do reconhecimento de nosso PPGE e traçávamos o objetivo de expandir parcerias inter-institucionais e entre professores e orientandos, neste segundo volume podemos dizer que estamos mais maduros e conscientes da trajetória iniciada.

O projeto e-book cresceu e agora conta com pesquisadores de inúmeras instituições e universidades, tanto públicas como privadas, de diversos estados brasileiros. CEFET/RJ, Fiocruz, Fundação Osório, SENAI, SENAC, UBM, UNISUAM, UCAM, UNIRIO, UNEB, UFSJ, UFJF, UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UAB se veem aqui representadas por pesquisadores que se empenham em entender a relação da educação com as tecnologias, especialmente as de configuração digital. As parcerias cresceram e a responsabilidade em dar continuidade também.

Por isso, chegamos a esta “versão 2.0” do nosso e-book, sendo o algarismo dois significativo em diversos sentidos. Os duos que formam as parcerias destacadas entre orientadores e orientandos, mestrandos ou doutorandos criam teias de relações construídas em espaços on-line da Internet, agora também chamada de web 2.0.

As redes sociais são também de “dupla face” para nós, envolvendo relações de amizade offiline/on-line que precisam do contato presencial, não ficando restritas às malhas da Internet. Este e-book nos trouxe novos laços, consolidou amizades antigas e ajudou também a pensar diversas questões no campo da educação e TICs. A linha TICPE agradece a todos que colaboraram para este livro, em especial a Fábrica de Conhecimento com sua cuidadosa assessoria na elaboração da arte gráfica da capa deste segundo volume, uma parceria fundamental em nosso trabalho.

Entre tantas parcerias, destacamos a existência de três seções delimitadas a partir do mapeamento de temáticas contemporâneas das tecnologias digitais no âmbito da Educação. As redes criadas ao longo da construção coletiva deste e-book também inspiraram o surgimento, ao final do livro, do espaço “Relatório de pesquisa” que conta com a pesquisadora Maria Apparecida Mamede-Neves, líder do diretório de pesquisas Jovens em Rede em co-autoria com um dos organizadores deste livro. O capítulo extrapola o formato de um artigo, pois traz, de maneira mais aprofundada, a empiria coletada ao longo de três anos de pesquisa.

(Alberto, Alexandre, Estrella, Giselle &Márcio)

Como foi o caso com o volume anterior, o trabalho agora disponibilizado está compartilhado sob uma licença Creative Commons. Convidamos a todos para ler, comentar, reusar, compartilhar! 

Clique aqui para visualizar Educação e tecnologias: parcerias 2.0.

Clique aqui para baixar o volume.

4 comentários

  1. Utilizando o Facebook na formação de pesquisadores em Educação: experiências, percepções e práticas de integração com o ensino presencial

    Mais que um artigo, uma parceria incrível! Yes! Giselle & Aline & Helena & Simone

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s