Educação e tecnologia: parcerias 3.0: publicado!

Capa-2014

Clique na imagem para visualizar o volume.

É com muito prazer que anunciamos a publicação do e-Book Educação e tecnologia: parcerias 3.0, o terceiro volume organizado pela Linha TICPE. A obra, que reúne 12 capítulos escritos em colaborações que ilustram a riqueza das pesquisas conduzidas em instituições públicas e privadas do país, consolida nossos esforços no sentido de oferecer um espaço de disseminação de trabalhos desenvolvidos em parcerias entre orientadores e orientandos, e, assim, valorizar uma relação essencial à formação de pesquisadores. Transcrevo, a seguir, algumas palavras da “Apresentação”, escrita por mim e pelo Prof. Márcio Lemgruber:

A abordagem do trabalho de docência e orientação na Linha TICPE é marcada por uma preocupação em estimular diferentes modos de pensar e repensar, criticamente, a presença da tecnologia na Educação e, em geral, na vida contemporânea. Nossos orientandos são encorajados a questionar extremos que ignoram ambivalências, a rever suas respectivas posições e considerar visões a elas alternativas. Esperamos, assim, que se abram a um processo de problematização, reflexão e diálogo no qual teoria e prática não mais sejam considerados como polarizações de excludência, típicas do pensamento maniqueísta.

A centralidade de um contraponto complementar entre teoria e empiria, progressivamente mais explícita nos estudos e pesquisas em nossa área, está fortemente representada nas 12 contribuições incluídas no e-book Educação e tecnologia: parcerias 3.0. Dividido em 4 partes que examinam diversos contextos educacionais nos quais as TIC se fazem presentes, o volume demonstra a importância dos estudos empíricos, da investigação de micro-contextos, da ida ao campo, da reflexão sobre o que nele se apresenta ao pesquisador, permitindo que se vá além da mera reprodução de concepções sem compromisso com a contingência.

Tomados como um conjunto de trabalhos que investigam diferentes aspectos da incorporação das TIC na Educação, os textos incluídos na terceira edição de Educação e tecnologia: parcerias visam contribuir para a base empírica que, cada vez mais se amplia, na literatura da área. Pensamos que tal base complementa os escritos mais especulativos, talvez visionários ou, aparentemente, revolucionários, pois o futuro nunca é inteiramente desvinculado das possibilidades latentes no presente, a ponte que permite vislumbrar a historicidade da invenção e criação humanas.

A novidade este ano foi a adoção de um processo de seleção de contribuições por meio de uma chamada aberta e revisão por um corpo internacional de pareceristas. Contamos, também, com mais um belo trabalho de editoração e projeto gráfico feito pelo Prof. Alexandre Rosado, além de uma nova exposição do artista João LinArtesanatos Binários.  Agradecemos a todos os autores, aos membros do Conselho científico, aos pareceristas e, em especial, ao João, por, mais uma vez, compartilhar livremente os seus lindíssimos trabalhos. Faremos o lançamento do volume no IV Colóquio de Pesquisa em Mídias e Educação, a ser realizado na UNIRIO na semana que vem (2-4 dezembro). Clique aqui para baixar o nosso cartaz de divulgação. Clique nos links a seguir para baixar os volumes anteriores da série:

Educação e tecnologia: parcerias (2012)

Educação e tecnologia: parcerias 2.0 (2013)

11 comentários

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s