A produção de audiolivros para deficientes visuais

 

Talvez você saiba o que é um audiolivro, talvez não. Mas, certamente, poucos conhecem as possíveis contribuições do audiolivro no processo de aprendizagem de deficientes visuais, bem as suas fases de produção.

Interessado pelo tema,  Anderson de Oliveira Vallejo, apresentou em sua dissertação   O processo de produção de audiolivros no Instituto Benjamin Constant, um breve histórico da evolução do livro,  as diferentes formas de leitura, as funções do audiolivro e do livro digital. Além disso, definiu os tipos de deficiências visuais e analisou  o uso do audiolivro e do Braille como tecnologias assistivas.

A banca que avaliou seu trabalho foi composta pela Profa. Marcela Afonso Fernandez (UNIRIO), Prof. Marcio Silveira Lemgruber (UNESA) e por mim, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa (UNESA), sua orientadora.

img_5045-red

Anderson ao lado da orientadora e dos componentes da banca

img_5046-red

Anderson e família

RESUMO
Um estudo sobre o processo de produção do audiolivro e sua contribuição no processo de aprendizagem dos deficientes visuais. Inicia por uma análise sobre a evolução do livro e sobre as diferentes formas de leitura. Define os tipos de deficiências visuais. Caracteriza as funções do audiolivro e do livro digital. Analisa o uso do audiolivro e do Braille como tecnologias assistivas. Utiliza como referencial teórico-metodológico, para coleta e análise dos dados, os conceitos de ator, fachada e bastidores de Erving Goffman. Estuda as fases de produção do audiolivro através da Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour para o mapeamento das redes que formam as caixas-preta  do trabalho da equipe interdisciplinar do Instituto Benjamin Constant. A pesquisa apontou que não existe uma metodologia definida para a produção de audiolivros e que a utilização de recursos sonoros deve ser usada com moderação e apenas nas produções literárias infantis. Pela carência de estudos sobre audiolivro, recomenda-se que sejam desenvolvidas outras pesquisas sobre o assunto.

Palavras-chave: Produção de Audiolivro – Deficientes Visuais – Tecnologia Assistiva

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s