“De Metrópolis a Matrix”: nova publicação da TICPE

Em meio às preparações do e-book volume 4, que lançamos ontem, não tive tempo de divulgar a publicação de um artigo que é especial para nós: “De Metrópolis à Matrix: arte e filosofia na formação de pesquisadores em educação“, publicado na revista Leitura: Teoria e PráticaO artigo é fruto do trabalho da linha em 2013-2014 (composta pelo Alexandre, Estrella, eu e Márcio, com a Profa. Lúcia dedicando poucas horas ao PPGE em preparação para a sua aposentadoria), quando reformulamos nossa disciplina obrigatória do mestrado.

O artigo é baseado em reflexões sobre a nossa primeira experiência com a disciplina, que, desde então, tem sido aperfeiçoada e adaptada continuamente, já que trabalhamos em esquema de team teaching nessa disciplina (e em outras, ocasionalmente).

Eis o resumo:

Este artigo discute a experiência em uma disciplina de mestrado conduzida segundo uma abordagem baseada na sensibilização estética, por meio de obras do cinema, da literatura e da filosofia, como forma de questionar o maniqueísmo fundamentado nos discursos utópicos e distópicos que se alternam nas mídias e na literatura acadêmica acerca das tecnologias na educação. Examinando extremos que desconsideram ambivalências e valorizando as experiências trazidas pelos alunos, a disciplina os estimulou a refletir sobre a Educação, a sociedade contemporânea e a presença das tecnologias. Participaram da primeira turma 18 alunos que, ao longo do semestre, propuseram um total de 295 questões. O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência e os achados decorrentes de uma análise temática dessas questões. Apesar da forte presença de perguntas binárias, analógicas, comparativas ou que essencializam objetos e instituições, a experiência sugere que a arte e a filosofia podem desafiar convicções assentadas, porém, acríticas.

Somos muito gratos a todos os alunos que participaram e muito nos ensinaram também!

Veja mais sobre a disciplina neste post e recomendações de recursos complementares neste.

Clique aqui para baixar o artigo.

Clique aqui para acessar página inicial da revista Leitura: Teoria e Prática.

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s