Cidadania no século XXI a partir de uma perspectiva freiriana

A Faculdade de Educação da University of British Columbia, em Vancouver (Canadá), promove nos próximos dias 6 e 7 de maio a “Conferência Internacional sobre Paulo Freire” (tradução minha), reunindo pesquisadores de várias partes do mundo que investigam, refletem e desenvolvem práticas sob perspectiva freiriana. Jaciara de Sá Carvalho, professora do PPGE-UNESA e integrante da linha TICPE, participará com trabalho no primeiro dia do evento.
Sua exposição apresentará uma compreensão de cidadania desenvolvida a partir do estudo de livros de Paulo Freire e de autores afinados ao seu pensamento, como Boaventura Souza Santos, Edgar Morin e Moacir Gadotti, que orientou sua tese. A ideia de cidadania que será apresentada é parte de sua pesquisa defendida em 2015 na USP.

No estudo, a profª Jaciara partiu da associação de cidadania a direitos e deveres – também expressa por Freire – para a busca de um sentido mais condizente com o conjunto de sua obra, ultrapassando as fronteiras dos Estados-Nação. Chegou à proposição de

cidadania como uma condição permanentemente conquistada pelos sujeitos por meio do desenvolvimento da consciência crítica, que implica práticas baseadas em referenciais éticos e sociais comprometidos em promover mais vida a todos os seres e a Terra, rumo à construção de uma sociedade de caráter planetário.(CARVALHO, 2015, p. 50).

Freire se considerava um “cidadão do mundo”, e seus escritos podem ser associados à ideia de planetarização, perspectiva que se opõe à globalização competitiva e destrutiva. A compreensão de cidadania apresentada fundamenta-se no conceito de conscientizaçãodo autor, que levaria à participação ativa dos sujeitos na construção de outras realidades, não se restringindo à busca da efetivação de direitos e ao cumprimento de deveres. Uma ideia de cidadania atrelada ao processo permanente de conscientização e sob o paradigma da planetaridade faria jus à obra e legado freiriano e faria frente aos desafios atuais da humanidade.

Para saber mais sobre a discussão, confira o primeiro capítulo da tese clicando aqui.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

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