TICPE no TicEduca 2016 em Lisboa

slidersPT2-1200x440O IV Congresso Internacional de TIC e Educação, TicEduca, será realizado entre 8 e 10 de setembro no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Em 2016, a temática do evento é “A tecnologia digital e a escola do futuro” – veja mais detalhes neste link.

Dentre os keynote speakers, o evento promete a presença de Sugata Mitra, Professor Titular de Tecnologia Educacional na School of Education, Communication and Language Sciences da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, conhecido mundialmente por seu projeto Hole in the wall (para quem se interessar pela controvérsia em torno das afirmações e generalizações que emergiram desse projeto, sugiro uma olhada no blog de Donald Clarkeeste post, para começar)

Os seguintes trabalhos serão apresentados por integrantes do grupo TICPE:

Leitura e produção de fotografias com professores 

Daniela Punaro B. de Faria (mestre egressa),  Profa. Dra. Stella Pedrosa

A inserção da tecnologia digital no ambiente escolar exige pensar uma prática recontextualizada o que demanda que o desenvolvimento de um processo reflexivo anteceda ao uso de formas de utilização de procedimentos e objetos. É necessário conjugar possibilidades, riscos e desafios do uso da tecnologia nas escolas, permeando conteúdos e estratégias de ensino. Tomando-se o pressuposto que a tecnologia faz parte da contemporaneidade e que precisa ser incorporada às práticas escolares, o professor não pode ser um mero executor do  “pré-estabelecido”. Ao contrário, ele precisa ser aquele que a partir de sua própria proposta, em consonância com seus objetivos e práticas, dará sentido ao uso da tecnologia. Partindo deste pressuposto considera-se a incorporação da tecnologia digital um caminho fecundo, desde que a prática seja  permeada pela reflexão e busca de conhecimentos específicos necessários ao uso da mesma. O artigo apresenta o desenvolvimento de uma oficina de fotografia oferecida a professores de um curso de especialização realizado da Região do Grande Rio. A oficina foi desenhada de modo contextualizado visando a reflexão sobre as possibilidades e o alcance do uso da fotografia por docentes.

As Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior: usos por docentes

Rejane Cunha Freitas (doutora egressa), Profa. Dra. Giselle Ferreira

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que teve o objetivo geral de investigar concepções e práticas com as tecnologias de informação e comunicação no ensino superior. A pesquisa consistiu em um estudo de caso que tomou como campo uma instituição de ensino superior privada brasileira, partindo de um questionamento acerca dos discursos por mudança no ensino superior que sustentam a defesa das tecnologias de informação e comunicação, mas que são desarticulados do tipo de uso efetivamente feito dessas tecnologias, em sala de aula. O recorte apresentado focaliza os tipos de usos das tecnologias de informação e comunicação em práticas no ensino superior, conforme indicados pelos professores nos dados coletados em 70 questionários distribuídos em início de 2015, os uais foram tratados estatisticamente, permitindo a identificação de um perfil geral dos docentes da instituição. Os achados indicam que, na melhor das hipóteses, tem havido um impacto modesto dessas tecnologias nas estratégias de ensino comumente utilizadas, pois a integração de novos recursos tende a ser feita de modo a possibilitar a continuidade de práticas pedagógicas já estabelecidas. Observa-se a partir dos dados, pouca experimentação em sala de aula com o uso das tecnologias de informação e comunicação, em parte, explicáveis por contingências, tais como falta de tempo e falta de uma formação específica para a docência no ensino superior.

Educação e a infoliteracia: desafios contemporâneos aos bibliotecários de universidades

Regina Oliveira de Almeida (doutora egressa), Profa. Dra. Giselle Ferreira

Este artigo analisa as concepções sobre o perfil educativo do bibliotecário e consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado que objetivou estudar a importância da literacia informacional para a ressignificação do papel do bibliotecário, por meio das postagens nas comunidades on-line de bibliotecários do Brasil. O referencial teórico adotado foi desenvolvido em torno de três eixos: a literacia informacional, a mediação e a competência. Realizou-se uma amostra de grupos de bibliotecários sobre esta temática em diferentes redes sociais (blogs, lista Bib@migos, Facebook, predominantemente) e de um questionário com uma amostra de professores de Biblioteconomia e bibliotecários de universidades brasileiras; estes de universidades da região sudeste do país. Foi conduzida uma análise de conteúdo das postagens feitas nas redes e das respostas dos docentes e bibliotecários da amostra, no período de julho de 2013 a junho de 2014. Há uma concepção hegemônica expressa pelas falas onde o papel educativo do bibliotecário é percebido em contraponto a algumas vozes docentes críticas. Concluiu-se que a literacia informacional ainda não se impôs como força suficiente para a ressignificação da área, mas esboça-se que as atividades que representam podem contribuir para a transformação do perfil biblioteconômico.

Design Patterns em contextos educacionais: concepções para o ensino com as tecnologias

Simone Markenson (doutoranda), Profa. Dra. Giselle Ferreira

A consolidação do potencial transformador das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação é fortemente influenciada pela concepção epistemológica do docente em relação ao processo educacional. A reorientação das TIC de coadjuvantes para mediadores no processo de ensino-aprendizagem requer apropriação e motivação por parte do docente. A abordagem dos patterns, originalmente proposta em 1979 por Christopher Alexander na obra The Timeless Way of Building, para construção de projetos arquitetônicos, tem sido defendida como um meio de promover essa apropriação. Este poster baseia-se em investigação em curso que objetiva examinar criticamente como esta abordagem está sendo adotado na educação, com foco em usos relacionados com as TIC. Os resultados preliminares sugerem que há pouco consenso tanto em relação às formas de identificar, catalogar e compartilhar patterns pedagógicos, quanto sobre as metas e objetivos para a sua utilização. Além disso, há pouca ou nenhuma empiria sobre o impacto real de uma abordagem de patterns nas concepções e práticas dos professores com as TIC. Embora patterns pedagógicos sejam defendidos como um meio para facilitar a difusão de “boas práticas”, no âmbito da Tecnologia Educacional são reduzidos a argumentos que levam à diminuição do tempo de pesquisa, teste e implementação de novos recursos educacionais, mesmo que na concepção original não seja limitado à ideia de “como fazer”, em que os patterns encapsulam soluções reutilizáveis para problemas recorrentes e destacam a importância das especificidades contextuais.

Educação a distância e movimentos sociais em rede: articulação para formação cidadã

Profa. Dra. Jaciara de Sá Carvalho

A articulação da formação com movimentos sociais em rede é uma das seis condições sugeridas em pesquisa sobre princípios e práticas para uma educação cidadã a distância (CARVALHO, 2015). A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com especialistas em educação a distância do Brasil, de Portugal e da Venezuela. O presente artigo retoma a problemática de pesquisa, aborda movimentos sociais em rede pelo seu potencial de formação e transformação e discorre sobre uma das condições resultantes da investigação. A condição articulação com movimentos sociais em rede seria uma oportunidade para a vivência de experiências democráticas, de desenvolvimento da consciência crítica e de intervenção em realidades de forma dialogada com temas/objetos em estudo. Além de contribuir com a formação pela cidadania, a articulação oferece uma alternativa de abertura do currículo que foge ao padrão de aproximação com o mercado e valoriza saberes construídos pelos coletivos sociais nos espaços de formação institucionalizados.

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