4 anos de “Diálogos”!

2603314210_0e387707dd_bNosso blog completa hoje 4 anos no ar!

Abrimos o espaço em 17 de dezembro de 2012 para lançar, em seguida, o primeiro volume de nossa série de coletâneas Educação e tecnologia: parcerias

Em 4 anos, a linha TICPE mudou muito de várias formas. Em termos de componentes, permanecemos eu e o Prof. Márcio Lemgruber, desligaram-se os professores Marco SilvaAlberto Tornaghiaposentou-se a Profa. Lúcia Vilarinho, e o Prof. Alexandre Rosado foi aprovado em concurso público para o INES/DESU, onde agora coordena, com a Profa. Cristiane Taveira, o Grupo de Pesquisas Educação, Mídias e Comunidade Surda, e de onde colabora muito fortemente conosco. Resta ainda muita tristeza pela perda irremediável de nossa colega e amiga Estrella Bohadana, que era a mais antiga integrante do grupo.

Uma alteração (18/12/16): ficou parecendo que tivemos apenas baixas na TICPE! Não mesmo – tivemos, também, duas excelentes “aquisições”: em 2013.2, a Profa. Stella Pedrosa juntou-se a nós, e, em 2015.2, a Profa. Jaciara de Sá Carvalho ingressou na linha. Estamos todos aqui!

Ainda que em meio a tantas mudanças e perdas, conseguimos estabelecer boas parcerias interna e externamente, mantendo sempre um ambiente de trabalho produtivo no qual tentamos equilibrar desafio (a parte acadêmica) e acolhida (a parte humana) entre nós e no trato com nossos alunos. Penso que, aos poucos, o blog foi sendo construído de modo a refletir essa construção coletiva do grupo.

Ao longo desses 4 anos, tivemos mais de 25 mil visitas oriundas de múltiplos países, bem como numerosos downloads do material que aqui disponibilizamos, como as várias traduções que tenho preparado. Em especial, o último volume em nossa série de e-books Educação e tecnologia: parcerias alcançou quase 1000 downloads desde a publicação em meados de novembro de 2015.

Assim, estamos fechando o quadriênio (também no sentido “capesiano” do termo – 2013-2016 forma o período de avaliação pela Capes de todos os programas de pós-graduação do país) com a certeza de que temos contribuído ativamente para a discussão mais ampla acerca da Educação e Tecnologia. Em especial, temos, digamos, “aumentado a temperatura” em termos de propor, com destaque cada vez maior, linhas de questionamento crítico em nossas disciplinas, pesquisas e orientações, para encorajar nossos alunos, que normalmente nos trazem problemas de prática do tipo “como usar tal artefato na minha prática/local de trabalho?”, a pensar como acadêmicos e olhar para além da superfície de discursos exacerbadamente otimistas, hegemônicos nas mídias e em parte da literatura acadêmica.

Fica, agora, uma boa recordação: uma foto do grupo presente em nossa confraternização de final de ano, após nossa última Prática de Pesquisa (disciplina do PPGE/UNESA que objetiva envolver todos os alunos em atividades rotineiras de pesquisa – de mestrandos ingressantes no programa até pós-doutores), realizada em 08/12/2016. Naquele dia, assistimos um episódio da (comentadíssima) série Black Mirror – “Queda livre” (o primeiro da terceira temporada – veja que, no link, há spoilers) – como elemento disparador de uma discussão sobre possíveis rumos trazidos pelo uso de plataformas de redes sociais e rating, contando com a presença do Prof. Alexandre (o fotógrafo, naquele momento).

Fique por aqui – daqui a alguns minutos, publicarei a primeira tradução prometida ontem!

 

img_20161208_152416415_hdr

Professores e (alguns) alunos da TICPE em dezembro de 2016

Crédito da imagem: Birthday star, de Existentist

Anúncios

3 comentários

  1. É uma alegria muito grande integrar essa turma! Há pouco mais de um ano, fui acolhida pelos professores Giselle, Márcio e Stella e hoje me sinto em casa. Muitas aprendizagens e trabalho intenso. Obrigada!!

  2. Cada dia gosto mais dos desafios que o programa me apresenta e, sobretudo, da pesquisa que desenvolvemos Stella Pedrosa e eu, com a colaboração dos coleg@s mestrando e todo o enorme conhecimento partilhado com os pr@fs!

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s