Lançamento presencial de *Educação e Tecnologia: abordagens críticas*

Em 3 de agosto, o grupo TICPE recepcionou os professores Raquel Goulart Barreto (UERJ) e Ralph Ings Bannell (PUC-Rio) para o lançamento presencial do e-Book Educação e Tecnologia: abordagens críticas.

Além dos alunos e orientandos do grupo TICPE, bem como vários de nossos colegas do PPGE/UNESA com seus alunos e orientandos, contamos com a presença de colegas e estudantes de outras instituições – o auditório ficou lotado, e calculamos que tivemos entre 60 e 70 pessoas em uma tarde de celebração, aprendizagem e compartilhamento. No grupo, foi unânime a percepção de que a tarde foi um sucesso

Abrimos com algumas palavras do Reitor da UNESA, Prof. Ronaldo Mota, seguido de uma mensagem em vídeo do Vice-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Rafael Iorio, que não pode estar pessoalmente presente na ocasião.

Em seguida, eu e a Profa. Jaciara introduzimos o volume, falando sobre o processo de criação e, especialmente, a divulgação da obra. Ao longo dos poucos meses desde que publicamos o livro neste blog, tivemos várias surpresas, incluindo a postagem da Profa. Maha Bali no site do prestigiado The Chronicle of Higher Education, na qual ela recomenda o volume (veja nosso post sobre isso).

Mostramos os números e origens dos acessos ao blog, recortes da circulação de postagens em redes sociais e, em particular, um número de downloads que consideramos bastante significativo para uma publicação tão especializada: eu havia montado a apresentação no fim de semana anterior, mas na manhã do dia 4, vi que já contabilizávamos mais de 630 downloads (do blog, apenas – não contamos a movimentação na plataforma academia.edu, onde também depositamos o volume junto com as coletâneas de anos anteriores e as separatas das traduções dos capítulos de 2017).

Os slides da nossa apresentação mostram um pouco do que levantamos, em uma rápida busca, sobre a disseminação do livro:

 

Entrou em cena, então, o Prof. Alexandre Rosado, que discutiu o cenário da pesquisa na área em língua portuguesa mostrado no capítulo que escrevemos com a Profa. Jaciara (o trailer em vídeo do capítulo foi divulgado neste post):

 

Na sequência, tivemos nossas “atrações principais”: falas da Profa. Raquel e do Prof. Ralph, ambas relativas aos seus capítulos no e-Book, respectivamente: “Objetos como sujeitos: o deslocamento radical” e “Uma faca de dois gumes” (o prefácio do livro que, de fato, faz muito mais do que isso!). Publicamos aqui um trailer em vídeo da contribuição do Prof. Ralph. Abaixo, os slides das falas.

 

 

Agradecemos, mais uma vez, a todos que compareceram, em especial, aos Profs. Ronaldo Mota (que conseguiu espaço em sua agenda para nos prestigiar) e Rafael Iorio (cuja gentil mensagem deu um toque especial à abertura dos trabalhos), bem como, é claro, aos Profs. Raquel Ralph, que esperamos recepcionar novamente muito em breve!

Disponibilizaremos, oportunamente, gravações em vídeo das palestras, então volte em breve!

Para fechar esse post, deixamos algumas das fotos tiradas no dia pela Profa. Cristiane Taveira do INES/DESU, líder do Grupo de Pesquisas Educação, Mídias e Comunidade Surda e membro do Conselho Científico do volume, e Stella Pedrosa, nossa colega na TICPE.

Clique nas fotos para abrir versões em alta resolução em aba separada.

Anúncios

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s