Quem somos

ticpe-dezembro2016

Da esquerda para a direita: Márcio, Jaci, Giselle, Alexandre e Stella (dezembro de 2016)

Bem-vindo ao blog Diálogos sobre TIC & Educação!

Este é um espaço mantido pelo grupo de pesquisas TICPE – Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Processos Educacionais – do  Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Aqui compartilhamos informações, idéias e questões relevantes ao trabalho que fazemos como educadores e pesquisadores. Saiba mais sobre nosso trabalho por meio das páginas Nossas Pesquisas e Nossas Produções, bem como nos posts na categoria Publicações. Para visualizar a página do grupo no diretório do CNPq, clique aqui.

Agredecemos a visita e contamos com sua participação nestes diálogos: volte sempre!

Grupo TICPE:

Giselle Ferreira (Coordenadora de linha)

giselleAtual Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE), no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA, onde atuou como Coordenadora Adjunta em 2014-2015. Pesquisadora Associada (2013-2016) e Professora-Pesquisadora (1998-2013) na Open University do Reino Unido (UKOU). Pesquisadora e educadora com formação multidisciplinar, atuou no Programa de Pós-Graduação em Música da UKOU e como Professora Associada nos Centros Regionais de Nottingham e Oxford. Integrou a equipe responsável pelo projeto OpenLearn, responsável pela implantação de Recursos Educacionais Abertos na instituição, onde também atuou como Pesquisadora Associada ao Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem, OpenCETL (2007-2008) e ao Projeto Open Educational Resources Research Hub, OERRH (2014). Suas pesquisas tratam de temáticas pertinentes à relação entre a educação e a tecnologia em perspectivas críticas. Analisa decorrências da presença de tecnologias digitais em contextos educacionais a partir de reflexões sobre a relação entre teorização, pesquisa empírica e práticas educacionais. Interessada, em particular, em questões que emergem em contextos de uso de ferramentas da Web e das múltiplas formas de Educação Aberta. Graduada em Engenharia Eletrônica pela UERJ e Música pelo Conservatório Brasileiro de Música, Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio e Doutora em Música pela Universidade de York. Mestre em Educação pela Open University e Pós-Doutora em Educação, além de especialista em teoria e métodos de pesquisa nas Ciências Sociais e Humanas. Membro da Academia Britânica de Educação Superior desde 2001.

Jaciara de Sá Carvalho

jaciProfessora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), vinculada à linha Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). É doutora e mestre em Educação (USP), especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP) e técnico em Magistério. Além da atuação acadêmica, coordenou e participou de projetos e programas no Terceiro Setor para professores, estudantes, gestores e agentes culturais em que tecnologias digitais tiveram papel de destaque. Entre as instituições, destacam-se o Instituto Paulo Freire e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Suas pesquisas são desenvolvidas a partir de perspectivas críticas e abordam as seguintes temáticas: educação, tecnologia, Paulo Freire, comunicação e cidadania. É autora do livro Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela Internet, também disponível para download.

Márcio Lemgruber

marcio-jpgGraduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1974), graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados Em Educação (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente, sou professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, integrando a Linha Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Sou professor associado aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Na Filosofia da Educação, tenho especial interesse pelo estudo da teoria da argumentação. Tenho experiência de atuação nas seguintes áreas: formação de professores e educação a distância.

Stella Pedrosa
stellaPossui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1977), graduação em Licenciatura Em Ciencias pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Professor adjunto do Programa de Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) Educação e Cultura Contemporânea na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais de comunicação e informação em educação, mídia educação, formação do professor, ensino-aprendizagem, didática, educação a distância, material didático, ferramentas web 2.0, mídia e juventude.
Alexandre Rosado (Colaborador externo – Prof. Adjunto no DESU/INES)

VLUU L200  / Samsung L200Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2012), com parte da pesquisa desenvolvida na Universitá Cattolica del Sacro Cuore (UCSC – Milão). Mestre em Educação na linha de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em Processos Educacionais na Universidade Estácio de Sá (UNESA, 2008). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (2004) com habilitação em Publicidade e Propaganda. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e da pós-graduação em Educação com Aplicação de Informática na UERJ (2007-2012). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ensino Superior do INES, na área de Educação e TICs. Integrou o Diretório de Pesquisas Jovens em Rede (JER) na PUC-Rio (Departamento de Educação) de 2008 a 2015. Atualmente é colaborador da linha de pesquisa TICPE do PPGE UNESA (2014-) e um dos líderes do Grupo de Pesquisa Educação, Mídias e Comunidade Surda no DESU/INES. É um dos organizadores da série “Educação e tecnologia: parcerias” da UNESA (volumes 2, 3 e 4). Foi orientador de alunos do curso de especialização em Mediação Pedagógica na CCEAD/PUC-Rio. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, juventude e mídia, novas tecnologias da informação e comunicação, autoria digital emergente, autoria acadêmica, processos de construção, transições e transformações tecnológicas.

Licença Creative Commons
Este blog está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 3.0 Não Adaptada.

25 comentários

  1. Prezados Caminheiros de Jornada,
    Que bom ter conhecido este Blog (através de post de Ada Cabañas, no Facebook).
    Parabenizo nossa Instituição, em especial o programa de Pós-graduação em Educação, por esta iniciativa tão importante.
    Abraços.
    Giacomo.

  2. Bem vindo, Giacomo – mil perdões pela falta de uma resposta, mas tenho certeza que você compreende a correria em que vivemos, e manter um blog em meio a muitas outras atividades é um grande desafio. Muito obrigada por comentar, e continue conosco! Abçs

Leave your comments - Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s